Visados

9.02.2010

Sobre Parto Humanizado



Depoimento/vivência de Ticiana - gentilmente enviado pela grande amiga Paula Nunes - Obrigada!



"Espero poder contribuir com um pouco da minha visão sobre um parto humanizado...

Tive três partos domicilares nos últimos 5 anos, após uma cesárea prévia 11 anos antes, e eles foram maravilhosos e incomparavelmente melhores! Todos sem anestesia ou qualquer tipo de indução, da forma mais natural possível.

O primeiro deles foi na água, numa banheira enorme que montamos no meio da nossa sala. Foi profundamente mágico e transformador! Os outros dois foram de cócoras, no pé da minha cama, apesar de a banheira ter igualmente estado na sala o tempo todo (rs,rs..). Em todos eles o ganho espiritual foi enorme e incomparável a qualquer outra experiência na vida...Portanto, altamente recomendável!

Hoje, após todas essas belas experiências, acredito que o maior diferencial é ser em casa e não necessariamente na água. Entretanto é preciso construir o parto humanizado, ele não está prontinho e super acessível por aí... Exige planejamento com responsabilidade, amor e confiança. Apesar de não ser usual em Brasília, também está longe de ser complicado e existem várias alternativas a serem buscadas, com médicos, parteiras e doulas à disposição para esse trabalho tão lindo.

Há algumas banheiras disponíveis em hospitais de Brasília, mas elas não tem servido para este fim, e sim para o relaxamento das parturientes. É possível adquirir uma banheira inflável grande e apropriada para nascimentos na internet e creio que vale a pena o investimento, assim como investir nos profissionais que acompanharão a mulher nesse momento único da vida - a chegada de um filho. Eu também tenho uma banheira que foi adquirida para esta finalidade e que pode ser emprestada com muito amor para quem queira parir em casa (é necessário um caminhão para carregar, pois é de fibra de vidro e grande - cabem umas 5 pessoas dentro).

Como foi dito, é muito difícil encontrar um profissional disposto a passar horas a fio ao lado de uma parturiente, ainda mais se for primípara (o primeiro trabalho de parto costuma ser mais demorado). Mas há poucos em Brasília que fazem esse trabalho com muita dedicação, amor e competência. Eu por exemplo fui acompanhada por dois profissionais maravilhosos. Primeiro o Dr. Hélio Bergo [pessoa linda, homeopata e humanista, que hoje se dedica mais "aos que estão partindo", como ele próprio define, do que aos que estão chegando] e, nos dois últimos, pela Dra. Carla Daher, hoje uma amiga querida.

Na primeira vez tive uma doula, a Renata Beltrão, que me ajudou a construir o parto domiciliar de maneira muito competente e solidária. Nas duas últimas dispensei a companhia de uma doula, pois compreendi que já tinha uma em casa, a minha mãe (que nasceu sozinha com minha avó, uma mulher que ajudou vários bebês a chegarem ao mundo! Veja que sorte a minha!); mas admiro profundamente o trabalho dessas profissionais maravilhosas que recuperam os laços de amizade e solidariedade entre as mulheres!

Uma alternativa no caso de não haver dinheiro suficiente disponível, é a casa de partos de São Sebastião (que espero ainda esteja funcionando!).
Fico muito feliz em saber que esse movimento ganha cada vez mais adeptas em Brasília, resgatando o rito de parir naturalmente.

Que seja assim!"

Ticiana

~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva um recadinho pra gente!